terça-feira, 24 de julho de 2007

A ORAÇÃO DE NEEMAIS


pastor Rogério Nascimento





 
APRENDENDO COM A ORAÇÃO DE NEEMIAS
Ne 1.1-11
A atitude de orar não se encontra entre as principais atividades das pessoas.
Muitos acham que é uma atitude ultrapassada.
Existem pessoas porém que estão descobrindo que a oração os sustenta quando os problemas que enfrentam parecem maiores que elas.
Neste texto Neemias nos conta sua experiência com a oração. Ele soube noticias que seu povo e que a cidade de Jerusalém encontrava-se em miséria. Ele estava em outro pais e sentia-se impossibilitado de ajudar. O que ele fez. Voltou-se para Deus em oração.
Do seu exemplo na oração podemos aprender como a oração pode tornar-se um fator decisivo em nossa vida.
Ao analisarmos a experiência da oração de Neemias chegamos a algumas conclusões que são lições práticas para nossa vida.

Primeira lição – A oração deve proceder do conhecimento de uma necessidade especifica – vs 1-4
Muitas de nossas orações são vagas, vazias. São apenas pedidos a Deus que abençoe a alguém ou a nós mesmos. Quando oramos por alguém geralmente não procuramos saber a real situação e necessidade da pessoa. Quando quisermos orar por alguém devemos entender que devemos nos concentrar numa luta por aquela pessoa. A oração disse Jesus não mera tagarelice, é uma guerra.
O relato de Hanani era um relato preocupante. E o conhecimento das condições daquelas pessoas leva Neemias a orar. Ele passa dias orando e jejuando. Ele não soltou apenas algumas palavras. Ele lutou em oração.

Segunda lição – A oração deve ser fruto de reverência a Deus – v.5
Neemias começa sua oração exaltando ao Senhor. “Ó Senhor, Deus dos céus, Deus grande e Temível...”.
Ele focaliza sua oração sobre a grandeza daquele de quem se aproxima. Ele está diante da majestade do Senhor, reconhece e declara isso. Quanto mais ele declara a grandeza do Senhor, menor se torna seu problema. Menos medo da vida ele tem.
O Senhor Jesus nos ensinou este tipo de oração, na oração do Pai Nosso.

Terceira lição – A oração deve ser fruto de um coração arrependido – v. 6-7
Neemias reconhece que é um pecador. Ele não está ali para fazer nem uma exigência a Deus. Ele não diz que tem algum direito. Ele não está em uma posição de colocar Deus contra a parede. Ele se confessa um pecador.

Quarta lição – A oração deve se basear numa aliança com Deus – v. 8-9
Muitas de nossas orações são ocasionais, descompromissadas. A oração de Neemias demonstra que ele conhecia as promessas do Senhor, ele conhecia a Palavra de Deus. Demonstra também como a Palavra controlava sua vida.

Quinta lição – A oração deve também louvar a Deus. V.10
Muitas pessoas oram, mas só pedem. Pedir é muito importante, mas não esqueça de agradecer a Deus, reconhecendo que ele tem agido na sua vida.

Sexta lição – a oração deve ser perseverante . v.11
Suas palavras finais neste texto revelam que ele seguirá orando. Na continuação do texto chegamos a conclusão que ele orou quatro meses até que a resposta viesse.
Há muitas pessoas que oram, seguem o mesmo exemplo da oração de Neemias, mas não obtém o resultado que ele obteve, mas falham em perseverar.
Ele continuou orando. Muitas vezes começamos a orar e depois não perseveramos. Ele poderia orar uma ou duas vezes e depois deixar tudo como estava.

Algumas lições práticas que tiramos são:
1) Não podemos orar como se estivéssemos apertando um botão de um microondas ou uma campanhia que chama um atendente.
2) Não podemos orar como se o Senhor fosse um garoto de recados que saltasse sempre que ocasionalmente soltamos nossas palavras.
3) Não podemos orar apenas uma ou duas vezes e já cobrarmos uma resposta.A oração coloca nossa vida em conformidade com a vontade de Deus.

A oração nos prepara para receber a resposta.
A oração fortalece nosso propósito de vida. estabelece e firma nossos planos.
A oração nos eleva da desconfiança para a confiança.
Da incredulidade para a fé.
Da independência para a dependência de Deus.
Os auto-suficientes não oram, apenas falam consigo mesmos.
Os auto-satisfeitos não tem conhecimento de sua necessidade.
A oração também tem o poder de colocar os problemas no lugar deles. Todos eles são menos do que o Senhor.
A oração nos dá novas perspectivas. Abre nossos olhos para coisas nunca vistas antes.
A oração também não é fruto nem reflexos de mentes e corações egoístas.
A oração torna Deus maior para nós e quanto maior o Senhor se torna para nós, menor é nossa visão dos problemas.
Para concluir: nossas orações diárias diminuem nossas preocupações diárias.
Jesus orava sempre. Devemos orar sempre. Neemias era um homem de grandes orações e foi um homem de grandes ações.



Blog Pastor Rogério Nascimento, orações e poemas


 

12 comentários:

ditmar disse...

Pelo que vejo serei o primeiro a comentar, mas quero deixar registrado aqui que essa mensagem mexeu bastante comigo, e creio que devo orar mais, buscar mais a Deus em oração, pois a oração é um alicerce se quebra toda a estrutura cai, e depois de caído é dificel levantar.

neide barbosa disse...

A Paz do senhor Jesus a todos.Muita oração muito poder pouca oração pouco poder.Eu e a igreja que congrego estamos em uma semana de oração.Emuito falou ao meu coração,visitar esta pagina.

BRUNO disse...

PAZ DO SENHOR,ESTA E UMA MENSAGEM
PODEROSA QUE DEVE SER ENSINADA DENTRO DAS IGREJA,POIS AI ESTA O SEGREDO DA VITORIA.

Pr. Gideone Nascimento de Oliveira disse...

Estava saindo de casa para ir a Vigília na minha Igreja e deparei-me com esta mensagem sobre a oração de Neemias. No último domingo tinha pregado sobre Neemias 4. 1-14. Entendi que o Senhor estava colocando no meuração c conclusão da Palavra. Porque orar e como orar. Fui extremanete edificado. Deus continue usando o autor desta mensgaem. Pr. Gideone Oliveira

joao pedro disse...

A PAZ DO SENHOR PARA TODOS.
A ORAÇAO DO JUSTO COMOVE O CORAÇAO
DE DEUS,DEVEMOS ORAR SEMPRE UNS PELOS OUTROS,PARA QUE POSSA DEUS NOS ABENÇOAR DEVEMOS O ADORAR EM ESPIRITO E VERDADE E RECONHECER NOSSOS PECADOS EM ORAÇAO PARA QUE O SENHOR POSSA NOS PRDOAR.AMEM!

JULIO CESAR VIEIRA disse...

CREIO QUE A NECESSIDADE DE NEEMIAS NA OCASIÃO O FEZ ORAR POR MESES AFIM, NÃO SABEMOS O TEOR DE CADA ORAÇÃO.
CREIO TAMBEM QUE QUANDO RECONHECEMOS A GRANDEZA DE "DEUS" ORAMOS E CONFIAMOS QUE A RESPOSTA VIRA, NÃO PRECISAMOS REPETIR ORAÇÕES E SIM ACRESCENTAR A ELAS PROPOSITOS RELACIONADOS E SEMPRE BUSCAR UMA NOVA DIREÇÃO AO ORAR, POIS SABEMOS QUE A ORAÇÃO É INSPIRADA PELO "ESPIRITO SANTO".
JULIO CESAR - 08.07.2009.

ada disse...

Amém!Deus seja louvado

ada disse...

Estava procurando algo relacionado a vida do Servo Neemias para edificar em minha congregação. Deus é maravilhoso, pois esta mensagem veio de encontro as nossas necessidades e estarei passando para minha igreja. Deus continue iluminando o irmão.
Aprendemos com Neemias que a armq da vitória é a oração e as vezes estamos indispostos e não buscamos. Acabo de entender que a indisposição não vem de Deus e sim de satanás, pois assim ele é quem vence.
Deus o abençoe.
amém!1
Diac. Ada Regina

Pr. Fantone disse...

Esta mensagem falou profundamente comigo. Deus neste ultimo momento de sua Igreja na terra esta a procura de pessoas comprometida com sua palavra para que a sua vontade venha prevalecer. que possamos refletir que o pai quer ter comunhao conosco e isso só é possivel por meio da oração.

jasiane disse...

pastor dou graças a Deus pela revelação desta palavra vou orar mais e com objetivo e sabedoria um abraço.

programa ganhar dinheiro agora disse...

PÁZ DO SR ...ESTOU FELIZ COM ESTAS ILUSTRES PALAVRAS ..A ORAÇÃO É A CHAVE DA VITÓRIA QUEBRA FERROLHOS DE BRONZE DESPEDAÇA MURALHAS VENCE GIGANTES EXTERMINA O INIMIGO , NA ORAÇÃO TEMOS COMUNHÃO COM O NOSSO DEUS QUANTOS MAIS BUSCARMOS AO SENHOR MAIS PODEREMOS ACHAR , A ORAÇÃO NOS FORTALECE NAS LUTAS NAS PERSEGUIÇÕES , QUANDO PENSAMOS QUE ESTAMOS FRACOS O NOSSO GENERAL NOS FORTALECE , COM ELA SOMOS E SEREMOS VENCEDORES DE TUDO , QUANTO PEDIMOS AO SR SE FOR DA VONTADE DELE COM CERTEZA ELE NOS CONCEDERÁ ,DEUS ABENÇÕE PODEROSAMENTE ...EMUITAS VITÓRIA PARA TODOS NÓS ATRAVÉZ DA ORAÇÃO

Thatyanne Andrezza disse...

Graça e paz amados, Deus tem trabalhado muito na minha vida e tem me ajudado a ser uma filha mais presente a sua presença e mais obediente a sua palavra e ensinamentos. Tenho orado muito e antes mesmo de pedi eu tenho agradecido. Agradecido por todas as graças e bençãos derramadas em minha vida e na vida dos meus todos os dias. Que vc's tenham também a consciencia de que não devemos orar para pedir, mas tbm para agradecer e peincipalmente para agradecer. As vezes irmão eu oro apenas para agradecer por tudo que Deus tem permitido e concluido em minha vida, pois na sua iniciencia sabe o que é melhor pra mim e o que eu preciso.
Comunhem com Deus tambem apenas em agradecimento. A paz a todos.